segunda-feira, 25 de abril de 2016

PASTELADA



VENHA SABOREAR O MELHOR PASTEL


O QUE É PSICOLOGIA?

Atualmente temos a possibilidade de contarmos com profissionais da área da Psicologia atuando dentro de nossas escolas. Desta forma, é necessário entendermos, primeiramente, o que é a Psicologia. “A Psicologia, como área da Ciência, vem se desenvolvendo na história desde 1875, quando Wilhelm Wundt (1832-1926) criou o primeiro Laboratório de Experimentos em Psicofisiologia, em Leipzig, na Alemanha” (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, p.31). Contudo, no Brasil é ainda muito recente, tendo cerca de 50 anos. Estuda o comportamento humano e a função de seus processos mentais. Sua etimologia deriva de das palavras “Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento)” (SOUZA). Existem diversas áreas aonde a Psicologia vem se destacando e contribuindo, além do âmbito escolar, sendo a Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Organizacional, Psicologia Esportiva, Psicologia Forense, Neuropsicologia, entre outras. Nas escolas, nós Psicólogos, temos o dever de procurar proporcionar aos nossos alunos melhor qualidade de vida acadêmica e pessoal, investigando e encaminhado, quando necessário, a outros profissionais, como a Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Médicos, Atendimento Educacional Especializado (AEE) entre outros, e orientar aos pais e/ou a quem for necessário, a melhor maneira para de contribuir no desenvolvimento saudável da criança. Porém, acima de tudo, trago uma frase que resume o que de fato deve ser a Psicologia em qualquer esfera: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” (Carl Jung).
Psicóloga Maiara de Cássia Bolzani
Referências:
BOCK, ANA MERCÊS BAHIA; FURTADO, ODAIR; TEIXEIRA, MARIA DE LOURDES TRASSI. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. Saraiva: 1999.

SOUZA, Regina Célia de. O que é Psicologia. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/o-que-e-psicologia.htm>. Acesso em: 16 abr.












  

PSICOPEDAGOGIA

A Psicopedagogia constitui-se, a princípio, em uma composição de dois saberes: psicologia e pedagogia, que vai muito além da simples junção dessas duas palavras. Isto significa que é muito mais complexa do que a simples aglomeração de dois vocábulos, visto que visa a identificar a complexidade inerente ao que produz o saber e o não saber. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento.
Para compreender a prática do psicopedagogo, temos que entender o que a psicopedagogia estuda. A psicopedagogia é o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção do conhecimento e suas dificuldades, tendo um caráter preventivo e terapêutico. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento. O psicopedagogo é o profissional que atua no aspecto clínico, no qual o seu trabalho consiste em ser o facilitador da aprendizagem prazerosa, ou seja, ele orienta o educando como estudar. São profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando no seu diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na sua prevenção. Segundo Bossa (2000), a psicopedagogia preventiva se baseia principalmente na observação e análise profunda de uma situação concreta, de forma que podemos considerar clínico o seu trabalho. De acordo com Gonçalves (2002, p.42) “as relações com o conhecimento, à vinculação com a aprendizagem, as significações contidas no ato de aprender, são estudados pela Psicopedagogia a fim de que possa contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas e para a ressignificação de atitudes subjetivas.”
A atuação do Psicopedagogo Clínico inicia o tratamento com o diagnostico clinico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Utilizando de seus instrumentos de análise como: Anamnese, provas operatórias e provas projetivas. De acordo com Bossa (200, p.102), em geral, no diagnóstico clínico, ademais de entrevistas e anamnese, utilizam-se provas psicomotoras, provas de linguagem, provas de nível mental, provas pedagógicas, provas de percepção, provas projetivas e outras, conforme o referencial teórico adotado pelo profissional. A entrevista inicial (anamnese) com os pais e/ou responsáveis é muito importante, pois segundo Weiss (2003, p.61), o objetivo da anamnese é “[...] colher dados significativos sobre a história de vida do paciente.”. E somente após a entrevista com os pais e com a criança, o psicopedagogo poderá indicar qual será o tratamento necessário. Caso ele identifique outros problemas, ele poderá indicar um psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, ou outro profissional qualificado para ajudar no tratamento.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO www.portaleducacao.com.br

segunda-feira, 11 de abril de 2016

O QUE É FILOSOFIA?

           Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.
       Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
               A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser.
              Mais do que nunca estamos em um mundo em que devemos ter nossas próprias ideias, para que possamos sobreviver em meio a tanta divergência de pensar e se expressar. Nunca se falou tanto em diversidade de pensamentos como em nossos dias, onde cada indivíduo pensa o que quer e prática o que quer o que achar que está certo seguindo a sua própria razão.
Sidnei Moreira da Trindade.

Professor de Filosofia e Bacharel em Teologia.
Os alunos do C.E.M Faxinal dos Carvalhos do 1° ao 3° tem uma aula de Filosofia por semana.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

A dança do alfabeto, foi realizada com todas as turmas do CEM Faxinal dos Carvalhos, em especial com alunos do primeiro ano que estão em fase de alfabetização, os alunos através de movimentos corporais aprendem de uma forma mais dinâmica e divertida a lerem e a escreverem sem usar caderno e nem lápis, depois de apreenderem a dançarem todas as letras, eles conseguem escrever o nome e outras palavras através da dança, e quem está assistindo e conhece a dança do alfabeto consegue ler oque o outro esta dançando. O professor Marcelo Gonçalves de Araujo, aprendeu essa dança através de um curso com a prof. Ana Cristina, Cris Fofete, que foi  a idealizadora e trabalha com a "DANÇA DO ALFABETO", é um trabalho muito bom, onde o professor de Educação Física pode trabalhar em conjunto com os demais professores.

Vídeo de uma aula com os alunos do primeiro ano, onde eles ensinam cada um do seu jeito o movimento cada letra, no 4:46 do video.

terça-feira, 5 de abril de 2016

CORES

               É importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de materiais diferentes daqueles usados no cotidiano escolar, que ao mesmo tempo fazem parte do universo da criança. O desenvolvimento dessa atividade teve como intuito proporcionar aos alunos a aprendizagem das cores primárias e secundárias de forma lúdica e divertidas utilizando materiais recicláveis, estimulando assim a aprendizagem, criatividade imaginação desenvolvimento da coordenação motora e também sobre a importância da preservação do meio ambiente.,pois brincar é uma das principais características do ser humano, tão natural que até os bebês já nascem sabendo. No ensino aprendizagem a ludicidade assume papel de destaque, uma vez que interfere nas relações da criança com o mundo.,é através do brincar, jogar, criar e inventar que ela mantém seu equilíbrio desenvolvendo assim novas habilidades.

Professora de Arte: Ana Maria Campos











ROTINA DO C.E.I

                    A rotina se faz necessário para o bom andamento de nossa instituição, pois a entrada da criança pode obter ansiedade para os pais e professores. Portanto estabelecendo a relação de rotina com a criança ela ficara mais tranquila e a família também. Rotina e também as atividades permanentes que são realizadas todos os dias que respondem as necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças. A escolha das atividades a serem realizadas diariamente dependem do grupo de criança também elencadas dentro da proposta curricular.
Turma: BI e II e Maternal I
Professora: Marlene De Lorenzi Bogo

Auxiliares: Samara de Oliveira e Kelly Taize Santos

CHEGADA









ALIMENTAÇÃO
















HIGIENE















 BRINCAR NO PARQUE E GINÁSIO DE ESPORTES

























BRINQUEDOS




























ATIVIDADES PEDAGÓGICAS




























 





















CONTAÇÃO DE HISTÓRIA














 SONINHO






SAÍDA