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segunda-feira, 25 de abril de 2016
O QUE É PSICOLOGIA?
Atualmente
temos a possibilidade de contarmos com profissionais da área da
Psicologia atuando dentro de nossas escolas. Desta forma, é
necessário entendermos, primeiramente, o que é a Psicologia. “A
Psicologia, como área da Ciência, vem se desenvolvendo na história
desde 1875, quando Wilhelm Wundt (1832-1926) criou o primeiro
Laboratório de Experimentos em Psicofisiologia, em Leipzig, na
Alemanha” (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, p.31). Contudo, no Brasil é
ainda muito recente, tendo cerca de 50 anos. Estuda o comportamento
humano e a função de seus processos mentais. Sua
etimologia deriva de das palavras “Psique (alma) + Logos (razão ou
conhecimento)” (SOUZA). Existem diversas áreas aonde a Psicologia
vem se destacando e contribuindo, além do âmbito escolar, sendo a
Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia
Organizacional, Psicologia Esportiva, Psicologia Forense,
Neuropsicologia, entre outras. Nas escolas, nós Psicólogos, temos o
dever de procurar proporcionar aos nossos alunos melhor qualidade de
vida acadêmica e pessoal, investigando e encaminhado, quando
necessário, a outros profissionais, como a Psicopedagogos,
Fonoaudiólogos, Médicos, Atendimento Educacional Especializado
(AEE) entre outros, e orientar aos pais e/ou a quem for necessário,
a melhor maneira para de contribuir no desenvolvimento saudável da
criança. Porém, acima de tudo, trago uma frase que resume o que de
fato deve ser a Psicologia em qualquer esfera: “Conheça
todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma
humana, seja apenas outra alma humana”
(Carl
Jung).
Psicóloga
Maiara de Cássia Bolzani
Referências:
BOCK,
ANA MERCÊS BAHIA; FURTADO, ODAIR; TEIXEIRA, MARIA DE LOURDES TRASSI.
Psicologias:
Uma Introdução ao Estudo da Psicologia.
Saraiva: 1999.
SOUZA,
Regina Célia de. O
que é Psicologia.
Disponível em:
<http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/o-que-e-psicologia.htm>.
Acesso em: 16 abr.
PSICOPEDAGOGIA
A
Psicopedagogia constitui-se, a princípio, em uma composição de
dois saberes: psicologia e pedagogia, que vai muito além da simples
junção dessas duas palavras. Isto significa que é muito mais
complexa do que a simples aglomeração de dois vocábulos, visto que
visa a identificar a complexidade inerente ao que produz o saber e o
não saber. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem
humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção
e reconstrução do conhecimento.
Para
compreender a prática do psicopedagogo, temos que entender o que a
psicopedagogia estuda. A psicopedagogia é o processo de aprendizagem
humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção
do conhecimento e suas dificuldades, tendo um caráter preventivo e
terapêutico. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar
analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e
tratamento. O psicopedagogo é o profissional que atua no aspecto
clínico, no qual o seu trabalho consiste em ser o facilitador da
aprendizagem prazerosa, ou seja, ele orienta o educando como estudar.
São profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes
com problemas de aprendizagem, atuando no seu diagnóstico, no
tratamento do problema já instalado e na sua prevenção. Segundo
Bossa (2000), a psicopedagogia preventiva se baseia principalmente na
observação e análise profunda de uma situação concreta, de forma
que podemos considerar clínico o seu trabalho. De acordo com
Gonçalves (2002, p.42) “as relações com o conhecimento, à
vinculação com a aprendizagem, as significações contidas no ato
de aprender, são estudados pela Psicopedagogia a fim de que possa
contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas e
para a ressignificação de atitudes subjetivas.”
A
atuação do Psicopedagogo Clínico inicia o tratamento com o
diagnostico clinico, que dará suporte para identificar as causas dos
problemas de aprendizagem. Utilizando de seus instrumentos de análise
como: Anamnese, provas operatórias e provas projetivas. De acordo
com Bossa (200, p.102), em geral, no diagnóstico clínico, ademais
de entrevistas e anamnese, utilizam-se provas psicomotoras, provas de
linguagem, provas de nível mental, provas pedagógicas, provas de
percepção, provas projetivas e outras, conforme o referencial
teórico adotado pelo profissional. A entrevista inicial (anamnese)
com os pais e/ou responsáveis é muito importante, pois segundo
Weiss (2003, p.61), o objetivo da anamnese é “[...] colher dados
significativos sobre a história de vida do paciente.”. E somente
após a entrevista com os pais e com a criança, o psicopedagogo
poderá indicar qual será o tratamento necessário. Caso ele
identifique outros problemas, ele poderá indicar um psicólogo,
fonoaudiólogo, neurologista, ou outro profissional qualificado para
ajudar no tratamento.
Fonte:
PORTAL EDUCAÇÃO www.portaleducacao.com.br
segunda-feira, 11 de abril de 2016
O QUE É FILOSOFIA?
Filosofia é
uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e
consiste no estudo de problemas
fundamentais relacionados à existência,
ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e
estéticos, à mente e à linguagem.
Filósofo
é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão
pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da
realidade.
Além
do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é
intrínseca à condição humana, não é um conhecimento,
mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu
próprio ser.
A
filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da
religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na
razão. Desta
forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do
significado da existência humana, individual e coletivamente, com
base na compreensão do ser.
Mais
do que nunca estamos em um mundo em que devemos ter nossas próprias
ideias, para que possamos sobreviver em meio a tanta divergência de
pensar e se expressar. Nunca
se falou tanto em diversidade de pensamentos como em nossos dias,
onde cada indivíduo pensa o que quer e prática
o que quer o que achar que está certo seguindo a sua própria razão.
Sidnei
Moreira da Trindade.
Professor
de Filosofia e Bacharel em Teologia.
Os alunos do C.E.M Faxinal dos Carvalhos do 1° ao 3° tem uma aula de Filosofia por semana.
quarta-feira, 6 de abril de 2016
A dança do alfabeto, foi realizada com todas as turmas do CEM Faxinal dos Carvalhos, em especial com alunos do primeiro ano que estão em fase de alfabetização, os alunos através de movimentos corporais aprendem de uma forma mais dinâmica e divertida a lerem e a escreverem sem usar caderno e nem lápis, depois de apreenderem a dançarem todas as letras, eles conseguem escrever o nome e outras palavras através da dança, e quem está assistindo e conhece a dança do alfabeto consegue ler oque o outro esta dançando. O professor Marcelo Gonçalves de Araujo, aprendeu essa dança através de um curso com a prof. Ana Cristina, Cris Fofete, que foi a idealizadora e trabalha com a "DANÇA DO ALFABETO", é um trabalho muito bom, onde o professor de Educação Física pode trabalhar em conjunto com os demais professores.
Vídeo de uma aula com os alunos do primeiro ano, onde eles ensinam cada um do seu jeito o movimento cada letra, no 4:46 do video.
terça-feira, 5 de abril de 2016
CORES
É
importante propiciar à criança a
visualização, exploração, contato e manuseio de
materiais diferentes daqueles usados no cotidiano escolar, que ao
mesmo tempo fazem parte do universo da
criança. O
desenvolvimento dessa atividade teve como intuito proporcionar aos
alunos a aprendizagem das cores primárias e secundárias de forma
lúdica e divertidas utilizando materiais recicláveis, estimulando
assim a aprendizagem, criatividade imaginação desenvolvimento da
coordenação motora e também sobre a importância da preservação
do meio ambiente.,pois brincar é uma
das principais características do ser
humano, tão natural que até os bebês já nascem sabendo. No
ensino aprendizagem a ludicidade assume
papel de destaque, uma vez que interfere
nas relações da criança com o
mundo.,é através do brincar, jogar,
criar e inventar que
ela mantém seu equilíbrio
desenvolvendo assim novas habilidades.
Professora de Arte: Ana Maria Campos
ROTINA DO C.E.I
A
rotina se faz necessário para o bom andamento de nossa instituição,
pois a entrada da criança pode obter ansiedade para os pais e
professores. Portanto estabelecendo a relação de rotina com a
criança ela ficara mais tranquila e a família também. Rotina e
também as atividades permanentes que são realizadas todos os dias
que respondem as necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de
prazer para as crianças. A escolha das atividades a serem realizadas
diariamente dependem do grupo de criança também elencadas dentro da
proposta curricular.
Turma:
BI e II e Maternal I
Professora:
Marlene De Lorenzi Bogo
Auxiliares:
Samara de Oliveira e Kelly Taize Santos
CHEGADA
ALIMENTAÇÃO
HIGIENE
BRINCAR NO PARQUE E GINÁSIO DE ESPORTES
BRINQUEDOS
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
SONINHO
SAÍDA
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