segunda-feira, 11 de abril de 2016

O QUE É FILOSOFIA?

           Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.
       Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
               A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser.
              Mais do que nunca estamos em um mundo em que devemos ter nossas próprias ideias, para que possamos sobreviver em meio a tanta divergência de pensar e se expressar. Nunca se falou tanto em diversidade de pensamentos como em nossos dias, onde cada indivíduo pensa o que quer e prática o que quer o que achar que está certo seguindo a sua própria razão.
Sidnei Moreira da Trindade.

Professor de Filosofia e Bacharel em Teologia.
Os alunos do C.E.M Faxinal dos Carvalhos do 1° ao 3° tem uma aula de Filosofia por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog. C.E.M Faxinal dos Carvalhos agradece.