A
Psicopedagogia constitui-se, a princípio, em uma composição de
dois saberes: psicologia e pedagogia, que vai muito além da simples
junção dessas duas palavras. Isto significa que é muito mais
complexa do que a simples aglomeração de dois vocábulos, visto que
visa a identificar a complexidade inerente ao que produz o saber e o
não saber. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem
humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção
e reconstrução do conhecimento.
Para
compreender a prática do psicopedagogo, temos que entender o que a
psicopedagogia estuda. A psicopedagogia é o processo de aprendizagem
humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção
do conhecimento e suas dificuldades, tendo um caráter preventivo e
terapêutico. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar
analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e
tratamento. O psicopedagogo é o profissional que atua no aspecto
clínico, no qual o seu trabalho consiste em ser o facilitador da
aprendizagem prazerosa, ou seja, ele orienta o educando como estudar.
São profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes
com problemas de aprendizagem, atuando no seu diagnóstico, no
tratamento do problema já instalado e na sua prevenção. Segundo
Bossa (2000), a psicopedagogia preventiva se baseia principalmente na
observação e análise profunda de uma situação concreta, de forma
que podemos considerar clínico o seu trabalho. De acordo com
Gonçalves (2002, p.42) “as relações com o conhecimento, à
vinculação com a aprendizagem, as significações contidas no ato
de aprender, são estudados pela Psicopedagogia a fim de que possa
contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas e
para a ressignificação de atitudes subjetivas.”
A
atuação do Psicopedagogo Clínico inicia o tratamento com o
diagnostico clinico, que dará suporte para identificar as causas dos
problemas de aprendizagem. Utilizando de seus instrumentos de análise
como: Anamnese, provas operatórias e provas projetivas. De acordo
com Bossa (200, p.102), em geral, no diagnóstico clínico, ademais
de entrevistas e anamnese, utilizam-se provas psicomotoras, provas de
linguagem, provas de nível mental, provas pedagógicas, provas de
percepção, provas projetivas e outras, conforme o referencial
teórico adotado pelo profissional. A entrevista inicial (anamnese)
com os pais e/ou responsáveis é muito importante, pois segundo
Weiss (2003, p.61), o objetivo da anamnese é “[...] colher dados
significativos sobre a história de vida do paciente.”. E somente
após a entrevista com os pais e com a criança, o psicopedagogo
poderá indicar qual será o tratamento necessário. Caso ele
identifique outros problemas, ele poderá indicar um psicólogo,
fonoaudiólogo, neurologista, ou outro profissional qualificado para
ajudar no tratamento.
Fonte:
PORTAL EDUCAÇÃO www.portaleducacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar nosso Blog. C.E.M Faxinal dos Carvalhos agradece.