segunda-feira, 25 de abril de 2016

PSICOPEDAGOGIA

A Psicopedagogia constitui-se, a princípio, em uma composição de dois saberes: psicologia e pedagogia, que vai muito além da simples junção dessas duas palavras. Isto significa que é muito mais complexa do que a simples aglomeração de dois vocábulos, visto que visa a identificar a complexidade inerente ao que produz o saber e o não saber. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento.
Para compreender a prática do psicopedagogo, temos que entender o que a psicopedagogia estuda. A psicopedagogia é o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção do conhecimento e suas dificuldades, tendo um caráter preventivo e terapêutico. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento. O psicopedagogo é o profissional que atua no aspecto clínico, no qual o seu trabalho consiste em ser o facilitador da aprendizagem prazerosa, ou seja, ele orienta o educando como estudar. São profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando no seu diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na sua prevenção. Segundo Bossa (2000), a psicopedagogia preventiva se baseia principalmente na observação e análise profunda de uma situação concreta, de forma que podemos considerar clínico o seu trabalho. De acordo com Gonçalves (2002, p.42) “as relações com o conhecimento, à vinculação com a aprendizagem, as significações contidas no ato de aprender, são estudados pela Psicopedagogia a fim de que possa contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas e para a ressignificação de atitudes subjetivas.”
A atuação do Psicopedagogo Clínico inicia o tratamento com o diagnostico clinico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Utilizando de seus instrumentos de análise como: Anamnese, provas operatórias e provas projetivas. De acordo com Bossa (200, p.102), em geral, no diagnóstico clínico, ademais de entrevistas e anamnese, utilizam-se provas psicomotoras, provas de linguagem, provas de nível mental, provas pedagógicas, provas de percepção, provas projetivas e outras, conforme o referencial teórico adotado pelo profissional. A entrevista inicial (anamnese) com os pais e/ou responsáveis é muito importante, pois segundo Weiss (2003, p.61), o objetivo da anamnese é “[...] colher dados significativos sobre a história de vida do paciente.”. E somente após a entrevista com os pais e com a criança, o psicopedagogo poderá indicar qual será o tratamento necessário. Caso ele identifique outros problemas, ele poderá indicar um psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, ou outro profissional qualificado para ajudar no tratamento.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO www.portaleducacao.com.br

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