Atualmente
temos a possibilidade de contarmos com profissionais da área da
Psicologia atuando dentro de nossas escolas. Desta forma, é
necessário entendermos, primeiramente, o que é a Psicologia. “A
Psicologia, como área da Ciência, vem se desenvolvendo na história
desde 1875, quando Wilhelm Wundt (1832-1926) criou o primeiro
Laboratório de Experimentos em Psicofisiologia, em Leipzig, na
Alemanha” (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, p.31). Contudo, no Brasil é
ainda muito recente, tendo cerca de 50 anos. Estuda o comportamento
humano e a função de seus processos mentais. Sua
etimologia deriva de das palavras “Psique (alma) + Logos (razão ou
conhecimento)” (SOUZA). Existem diversas áreas aonde a Psicologia
vem se destacando e contribuindo, além do âmbito escolar, sendo a
Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia
Organizacional, Psicologia Esportiva, Psicologia Forense,
Neuropsicologia, entre outras. Nas escolas, nós Psicólogos, temos o
dever de procurar proporcionar aos nossos alunos melhor qualidade de
vida acadêmica e pessoal, investigando e encaminhado, quando
necessário, a outros profissionais, como a Psicopedagogos,
Fonoaudiólogos, Médicos, Atendimento Educacional Especializado
(AEE) entre outros, e orientar aos pais e/ou a quem for necessário,
a melhor maneira para de contribuir no desenvolvimento saudável da
criança. Porém, acima de tudo, trago uma frase que resume o que de
fato deve ser a Psicologia em qualquer esfera: “Conheça
todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma
humana, seja apenas outra alma humana”
(Carl
Jung).
Psicóloga
Maiara de Cássia Bolzani
Referências:
BOCK,
ANA MERCÊS BAHIA; FURTADO, ODAIR; TEIXEIRA, MARIA DE LOURDES TRASSI.
Psicologias:
Uma Introdução ao Estudo da Psicologia.
Saraiva: 1999.
SOUZA,
Regina Célia de. O
que é Psicologia.
Disponível em:
<http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/o-que-e-psicologia.htm>.
Acesso em: 16 abr.
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