segunda-feira, 25 de abril de 2016

O QUE É PSICOLOGIA?

Atualmente temos a possibilidade de contarmos com profissionais da área da Psicologia atuando dentro de nossas escolas. Desta forma, é necessário entendermos, primeiramente, o que é a Psicologia. “A Psicologia, como área da Ciência, vem se desenvolvendo na história desde 1875, quando Wilhelm Wundt (1832-1926) criou o primeiro Laboratório de Experimentos em Psicofisiologia, em Leipzig, na Alemanha” (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, p.31). Contudo, no Brasil é ainda muito recente, tendo cerca de 50 anos. Estuda o comportamento humano e a função de seus processos mentais. Sua etimologia deriva de das palavras “Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento)” (SOUZA). Existem diversas áreas aonde a Psicologia vem se destacando e contribuindo, além do âmbito escolar, sendo a Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Organizacional, Psicologia Esportiva, Psicologia Forense, Neuropsicologia, entre outras. Nas escolas, nós Psicólogos, temos o dever de procurar proporcionar aos nossos alunos melhor qualidade de vida acadêmica e pessoal, investigando e encaminhado, quando necessário, a outros profissionais, como a Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Médicos, Atendimento Educacional Especializado (AEE) entre outros, e orientar aos pais e/ou a quem for necessário, a melhor maneira para de contribuir no desenvolvimento saudável da criança. Porém, acima de tudo, trago uma frase que resume o que de fato deve ser a Psicologia em qualquer esfera: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” (Carl Jung).
Psicóloga Maiara de Cássia Bolzani
Referências:
BOCK, ANA MERCÊS BAHIA; FURTADO, ODAIR; TEIXEIRA, MARIA DE LOURDES TRASSI. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. Saraiva: 1999.

SOUZA, Regina Célia de. O que é Psicologia. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/o-que-e-psicologia.htm>. Acesso em: 16 abr.












  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog. C.E.M Faxinal dos Carvalhos agradece.